Doenças Alérgicas Respiratórias e Ácaro |
![]() ![]() |
O ácaro, quando visto com o auxílio de um microscópio, é um verdadeiro monstro. Possui seis pernas, sua cabeça é muito pequena e no lugar da boca tem apenas um par de garras. O corpo é liso e tem poucos pêlos. O ácaro vive nos lugares pouco ensolarados e úmidos como “frestas” de assoalho, tapetes, sofás e gavetas. O sol, na verdade, é o seu inimigo número 1.
Mas este aspecto de monstro de nada serve. O ácaro, em si, na verdade, nada causa. O grande problema é o seu dejeto. Ou seja, as suas fezes. As fezes do ácaro ficam em suspensão no ar e quando inaladas juntamente com o ar que respiramos causam problemas de alergia nas vias respiratórias, desde o nariz até os brônquios, em grande número de pessoas, particularmente naquelas que já tem certo grau de sensibilidade ou de alergia a outros produtos ou substâncias.
Assim, o controle do pó da casa passou a ter grande influência no tratamento das pessoas com doenças alérgicas, ao contrário do pó das fábricas que tem pouca influência e do pó da rua que praticamente não tem influência.
Então, podemos concluir que os cuidados com a limpeza da casa são muito importantes (importantíssimos), no caso de pacientes com doenças alérgicas respiratórias. A casa (particularmente o quarto de dormir) deverá ser bem ventilada e o sol deve estar sempre presente. No quarto, evitar tudo o que for possível. Se não tivesse cortinas, tapetes, armários, livros, etc., seria melhor. O ideal (que não se usa nos dias de hoje) seria apenas um colchão, um cobertor e bastante sol.
Atenção!
Esse texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um ou vários profissionais e não se caracteriza como sendo um atendimento.