Arroz de Carreteiro |
![]() ![]() |
O Arroz de Carreteiro é um prato típico do Rio Grande do Sul. Os peões que levavam as tropas de gado para o abate e a carne salgada era exportada para o Norte do Brasil e Europa, através de navios, também carregavam com seus mantimentos a carne salgada, ou charque, ingrediente básico e que, juntamente com o arroz, fazem deste saboroso prato uma jóia da culinária regional.
Ingredientes (para 4 pessoas):
![]() |
Modo de fazer:
Deixe a carne seca (charque) picada de molho na véspera.
Retire a gordura da carne seca e cozinhe com bastante água para retirar o sal e até que a carne seca fique fácil de desfiar. Desfie (não pique).
Cozinhe a costela defumada com bastante água para retirar o sal. Retire a gordura e os ossos.
Frite o bacon fatiado com um pouco de óleo ou margarina, acrescente a cebola de cabeça picada e metade da salsinha.
Retire a pele da lingüiça e do paio, corte em pedaços pequenos (a lingüiça diagonalmente e o paio em rodelas) coloque na panela e acrescente a carne desfiada e a carne da costela. Deixe fritar bem.
Refogue o arroz, previamente lavado, com um pouco de óleo ou margarina, em outra panela, e a seguir coloque na panela principal, mexendo sempre e refogando mais um pouco.
Junte 10 xícaras de água fervente, deixando cozinhar em fogo baixo.
Se desejar, junte meio cubo de caldo de carne dissolvido num pouco de água quente.
Cozinhe em fogo baixo com panela semitampada.
Misture o restante da salsinha e sirva a seguir com queijo ralado separadamente.
Observações:
Quando o arroz estiver quase cozido retire um pouco de caldo, misture suco de limão, 1 colher de sopa de vinagre, sal a gosto, 4 pimentas-malagueta amassadas e um pouco de salsinha bem picada. Este molho é servido separado do arroz.