• Inicial
  • Otorrino e Fono
  • Sobre
  • Otorrinolaringologista
  • Fonoaudióloga
  • Serviços
  • RH
  • Dicas
  • Artigos
  • Curiosidades
  • Minha Cozinha
  • Contato

 

Clínica Lucano

Unidade Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia

Brusque - SC

  

Aguarde... Clínica Lucano
Cuidados Pré-operatórios
Voltar Para Lista de ArtigosPróximo Artigo


Introdução

 

No tratamento de todos os tipos de doenças os médicos procuram resolver as situações do modo mais simples possível. No entanto há muitas doenças que necessitam de tratamento cirúrgico.

A anestesia local geralmente é feita pelo próprio cirurgião, exceto a local assistida onde há participação do anestesista e as demais que são feitas exclusivamente pelo anestesista.As cirurgias são procedimentos normalmente dolorosos e para resolver este problema é usada a anestesia. A anestesia é utilizada para aliviar a dor ou evitar que ela apareça no curso de intervenções cirúrgicas.

O “anestesista” ou “anestesiologista” é o médico especialista em anestesia e a ele devem ser dadas as informações sobre medicamentos em uso, alergias, anestesias anteriores, etc., e é ele quem decide qual é o melhor tipo de anestesia, dependendo das condições do paciente e do tipo de cirurgia.

Existem vários tipos de anestesia, como você pode notar no Quadro 1. A anestesia local geralmente é feita pelo próprio cirurgião, exceto a local assistida onde há participação do anestesista e as demais que são feitas exclusivamente pelo anestesista.


Tipos de anestesia

 

 

 

 

Paciente anestesiado (anestesia geral): a sonda vai até a traquéia e leva o oxigênio e o anestésico para os pulmões e traz o gás carbônico e resíduos dos anestésicos para serem eliminados.

Como regra geral o paciente deve seguir as orientações abaixo e, em caso de duvida, telefonar para o cirurgião ou para o anestesista antes do dia da realização da anestesia. Você também poderá imprimir e preencher esta ficha e entregar ao cirurgião ou de preferência ao anestesista antes do dia da internação, junto com os resultados de exames e demais papéis, informando os dados do item 2 ao item 7:


Regra Geral

 

 

1. No dia anterior à cirurgia, fazer uma dieta mais branda até as 20:00 horas. Líquidos até as 23:00 horas e jejum absoluto após isto. Bebidas alcoólicas devem ser suspensas no mínimo dois dias antes.
2. Informar qualquer remédio de uso contínuo:
3. Informar se é portador de outra doença (além desta que vai ser operado):
4. Alergia conhecida a medicamentos ou outras substâncias:
5. No caso das mulheres, informar se a menstruação está atrasada:
6. Se já fez cirurgia anteriormente qual foi o tipo de anestesia?
· Local
· Geral
· ”Na espinha”
· Regional
7. Informar se teve alguma reação desagradável na cirurgia ou anestesia:

Atenção aos Medicamentos Fitoterápicos

 

1. ALHO. Se você faz uso de alho em grande quantidade, que serve para reduzir a pressão arterial e o colesterol (ou alho em cápsulas) suspender sete dias antes da cirurgia, pois ele aumenta o risco de sangramento.

Echinacea. 2. ECHINÁCEA. É usada para estimular o sistema imunológico, mas pode desencadear reações alérgicas, então o seu uso deve ser interrompido o maior tempo possível antes do procedimento anestésico-cirúrgico.
3. EPHEDRA (ma huang). Usada para perder peso. Pode desencadear aumento da freqüência cardíaca e da pressão arterial, bem como o aparecimento de arritmias cardíacas. Interromper pelo menos um dia antes. Ephedra.
Erva-de-São-João. 4. ERVA DE SÃO JOÃO (âmbar, erva de cabra). Usada para tratamento da depressão. Pode desencadear crise hipertensiva e por isso deve ser interrompida cinco dias antes do procedimento anestésico-cirúrgico.

5. GINGKO (pé de pato, avenca, abricó prateado). Melhora o desempenho da memória, a circulação do sangue e previne o envelhecimento das células. Pode facilitar o sangramento e por isso o uso deve ser suspenso três dias antes da cirurgia.

Gingko-biloba.
Sinseng ou Ginseng. 6. SINSENG. Ajuda o organismo a adaptar-se ao estresse, mas também facilita o sangramento. Seu uso deve ser suspenso sete dias antes da cirurgia.
7. KAVA (kawa, awa, pimenta intoxicante). Usado para redução da ansiedade. Pode diminuir o efeito dos anestésicos. Seu uso deve ser interrompido pelo menos um dia antes da anestesia. Kava-kava.
Valeriana. 8. VALERIANA. Útil para reduzir a ansiedade. Também pode reduzir a ação dos anestésicos e deve ter seu uso descontinuado pelo menos um dia antes da anestesia.

(*) Fonte: Parecer Científico da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo, número 2, 2006.


 

Observações Gerais:

 

 

1. Evitar trazer jóias e outros pertences de uso pessoal para o hospital.
2. Não usar, nos 10 dias que antecedem a cirurgia, medicamentos que contenham A.A.S., (ácido acetil-salicílico ou aspirina), bem como antiinflamatórios e anticoagulantes.
3. No caso de cirurgia da face os homens devem fazer a barba e, se tiverem bigode, de preferência retirá-lo.
4. As mulheres devem vir sem esmalte nas unhas e sem maquilagem.
5. O paciente só poderá ter alta hospitalar com ordem médica e acompanhado de uma pessoa adulta.
6. Após a alta, no caso de adultos, não assinar nenhum documento nem tomar decisões importantes até vinte e quatro horas depois.

Os hospitais não se responsabilizam pelo eventual desaparecimento de jóias ou peças de valor. O bigode atrapalha manobras na face, em especial durante cirurgia com anestesia geral. Não ir para o hospital ou clínica com as unhas pintadas.Não assine documentos importantes enquanto estiver sob efeito residual de anestesia ou medicamentos que deprimam o sistema nervoso.

 

 

 

 

 

 

 

 

Atenção!

Esse texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um ou vários profissionais e não se caracteriza como sendo um atendimento.

 

 

Topo
Todos os direitos reservados © Clínica Lucano de Medicina Integrada