• Inicial
  • Otorrino e Fono
  • Sobre
  • Otorrinolaringologista
  • Fonoaudióloga
  • Serviços
  • RH
  • Dicas
  • Artigos
  • Curiosidades
  • Minha Cozinha
  • Contato

 

Clínica Lucano

Unidade Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia

Brusque - SC

  

 

Aguarde... Clínica Lucano
Cefaléia (Dor de Cabeça)
Voltar Para Lista de ArtigosPróximo Artigo


Introdução

 


 

É preciso esclarecer alguns fatos importantes no diagnóstico e no tratamento da sua doença. A “dor de cabeça”, conhecida cientificamente com o nome de “cefaléia”, não é uma doença, mas sim o sintoma de uma doença. Na prática, podemos dizer que qualquer doença no organismo pode ser a causa de uma cefaléia, desde uma infecção no dedo do pé, até um dente com cárie.

No mundo moderno, onde os meios de comunicação transmitem uma quantidade muito grande de fatos desagradáveis (como seqüestros, roubos, assassinatos, corrupção, inflação, etc.), vamos formando em nossa mente uma idéia negativa, que ao longo dos anos se fixa em nosso subconsciente (que é “a parte inconsciente da mente”).

Isto também pode ocorrer, infelizmente, no nosso convívio familiar, escolar ou profissional, aonde os desentendimentos, às vezes até mesmo por coisas insignificantes, vão formando também aquelas idéias negativas que se fixam no nosso subconsciente.


Estresse

 

 

 

 

Assim, forma-se uma doença, o estresse (nervosismo, preocupação, ansiedade, tristeza), que é a principal causa da cefaléia e que se manifesta inconscientemente, isto é, não depende da nossa vontade, pois ninguém vai querer sentir uma dor por simples prazer.

Dito isto, precisa-se saber tudo o que o paciente sente. Pelos sintomas, chega-se à conclusão de quais são os exames necessários (às vezes nem são necessários exames), para esclarecer a causa da cefaléia.

Uma vez esclarecida a causa (que em 97% dos pacientes é o estresse), partimos para o tratamento.



Tratamento

 

São receitados os medicamentos, geralmente por tempo prolongado. Junto com os medicamentos, existem alguns cuidados que o paciente deverá ter. Estes cuidados são os seguintes:

1. Eliminar a causa da cefaléia (o estresse ou outra doença): é a principal coisa a ser feita no tratamento da cefaléia. Um cuidado especial para os casos de dificuldade visual (também óculos fraco ou uso incorreto de óculos), excesso de trabalho e de preocupação. Até o excesso de preocupação com a própria doença pode prejudicar.

2. Evitar alimentar-se com uva e seus derivados (suco, vinho, geléia), queijo e chocolate, principalmente se estes provocarem dor de cabeça.

3. Não lavar a cabeça com água quente e não usar secador de cabelos com ar quente.

4. Evitar fumo, bebidas alcoólicas e também café em excesso.

5. Praticar esportes (ao menos caminhar de 45 a 60 minutos por dia, no mínimo três vezes por semana).

6. Tomar os medicamentos indicados corretamente (no horário e pelo tempo indicado).

7. Evitar a automedicação, isto é, evitar tomar remédio por conta própria, sem saber direito a causa da cefaléia.

8. Fixar idéias positivas na mente; ler bons livros, ler livros de “pensamento positivo”.

Estes cuidados e mais alguns que você irá descobrir, vão ajudar muito a sua recuperação e o desaparecimento da “dor de cabeça”.

 

Atenção!

Esse texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um ou vários profissionais e não se caracteriza como sendo um atendimento

 

Topo
Todos os direitos reservados © Clínica Lucano de Medicina Integrada