• Inicial
  • Otorrino e Fono
  • Sobre
  • Otorrinolaringologista
  • Fonoaudióloga
  • Serviços
  • RH
  • Dicas
  • Artigos
  • Curiosidades
  • Minha Cozinha
  • Contato

Google


Web clinicalucano.com

 

Clínica Lucano

Unidade Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia

Brusque - SC

  

 

As Funções do Nariz
Voltar Para Lista de ArtigosPróximo Artigo


Introdução

 



 

 

 

A História conta que Napoleão Bonaparte só confiava missões importantes a homens de narizes grandes. Mas este conceito de corajoso, intelectual, genial e cortês, relacionado ao narigudo não persiste nos dias de hoje.



Funções

 

 

 

 

Embora pareça um órgão muito simples, na verdade o nariz é uma estrutura complexa e com muitas funções. Externamente, o nariz é o principal elemento cuja função é embelezar a face. Nenhuma outra estrutura da face tem tanta responsabilidade no que diz respeito a “enfeitar o rosto” e cada vez mais é crescente o número de cirurgias plásticas para correção estética do nariz. Internamente, o nariz é formado por dois canais chamados de fossas nasais, que começam em duas aberturas chamadas narinas, por onde penetra o ar, e dirigem-se para trás, terminando em duas outras aberturas chamadas coanas. As coanas desembocam na parte superior da garganta, atrás da úvula (também conhecida como “campainha”). Da garganta (faringe), o ar encaminha-se para a laringe e depois para os pulmões.

Anatomia

 

 

 

 

As paredes internas do nariz são muito irregulares e provocam um verdadeiro turbilhão no ar inspirado (ar que entra no nariz para ir aos pulmões). Isto faz com que o ar seja filtrado, aquecido e umidificado, apresentado condições ideais para chegar aos pulmões. Quando respiramos pela boca, o ar que chega aos pulmões não é de boa qualidade, prejudicando o seu funcionamento.

Além disso, a obstrução nasal, seja por infecção, desvio do septo (septo é a parede que separa uma fossa nasal da outra), aumento de volume de estruturas internas do nariz, “carnes esponjosas” (como por exemplo a adenóide), causam outros problemas. A própria digestão pode tornar-se mais difícil, porque, com a obstrução nasal, o indivíduo (principalmente as crianças), ingere muito ar juntamente com os alimentos.


Doenças

 

 

Também pode ocorrer maior número de infecções no ouvido, porque há comunicação entre o nariz e o ouvido. A criança que dorme respirando pela boca ronca durante o sono, baba no travesseiro, apresenta sono agitado, acorda-se cansada e irrita-se com facilidade.

Quando a obstrução nasal é prolongada, como no caso da adenóide, com freqüência há alterações na dentição, levando ao uso de aparelhos nos dentes. A obstrução nasal pode ainda causar distúrbios na fala, na audição, no canal naso-lacrimal (canal que comunica o canto interno do olho com a fossa nasal) e também na capacidade de identificar odores, qualidade esta conhecida como olfação. Uma infecção no nariz pode levar também a doenças do labirinto, das pálpebras, garganta e ainda causar sinusite. O tratamento das alterações que podem ocorrer no nariz é muito amplo. No caso de alterações estéticas, o tratamento é a cirurgia plástica.


 

Cirurgia Plástica

 

 

 

 

A Cirurgia plástica deve ser solicitada pelo próprio paciente. Não cabe ao médico ou a outra pessoa indicar a plástica de nariz, pois isto é um caso pessoal. Quando o indivíduo sente-se bem, não há nada que deva ser feito. Havendo alterações da purificação do ar e da olfação, o tratamento pode ser desde o uso de medicamentos até á cirurgia para correção de desvio do septo, remoção de tumores ou carnes esponjosas. O uso de certos antibióticos também poderá ser indicado, dependendo do tipo de infecção.

 

 

 

 

 

Conclusões

 

 

 

Cabe lembrar que o uso de gotas nasais (gotinhas para “desentupir” o nariz), deve ser feito com muito cuidado, pois pode provocar a morte de células da parte interna do nariz, com danos irreversíveis .

 

 

Atenção!

Esse texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um ou vários profissionais e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Topo
Todos os direitos reservados © Clínica Lucano de Medicina Integrada