• Inicial
  • Otorrino e Fono
  • Sobre
  • Otorrinolaringologista
  • Fonoaudióloga
  • Serviços
  • RH
  • Dicas
  • Artigos
  • Curiosidades
  • Minha Cozinha
  • Contato

Google


Web clinicalucano.com

 

Clínica Lucano

Unidade Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia

Brusque - SC

  

 

Sinusite
Voltar Para Lista de ArtigosPróximo Artigo


Introdução

 



 

Muita gente faz confusão e pensa que dor de cabeça é sinônimo de sinusite. Na verdade, são duas coisas bem diferentes e poucas vezes andam juntas.

A dor de cabeça, cientificamente chamada de cefaléia, é um sintoma que pode aparecer num grande número de doenças, como, por exemplo, em gripe, qualquer infecção qualquer, diminuição discreta da visão, traumatismo e, às vezes, até mesmo na sinusite.

Para saber o que provoca uma dor de cabeça, temos de investigar tudo o que a pessoa sente, pois, como já vimos, praticamente qualquer doença pode provocar dor de cabeça. Assim, para que a pessoa melhore da dor de cabeça temos de tratar o que a está provocando.



O que é sinusite?

 

 

 

 

 

A sinusite, por sua vez, é uma doença inflamatória que afeta os seios da face ou seios para-nasais, que são cavidades que existem ao redor do nariz (seios maxilares, frontais, etmoidais e esfenoidais, à direita e à esquerda).


Causas

 

 

 

 

 

A sinusite pode ser provocada por um vírus, pode ser de natureza alérgica, provocada por fatores ambientais (como poluição, mudanças bruscas de temperatura, etc.) ou também causada por infecção, isto é, causada por uma bactéria (ou micróbio). Neste caso é uma infecção propriamente dita.



Sintomas

 

 

 

 

A sinusite, às vezes, pode provocar dor de cabeça, particularmente a sinusite aguda, aquela que se instalou há poucos dias.

Há, sim, uma série de outros sintomas, isto é, a pessoa pode sentir várias coisas, como, por exemplo, bloqueio nasal (nariz entupido), febre, espirros, tosse, e especialmente secreção no nariz ou na garganta. Este último é o principal sintoma da sinusite.

 

Tratamento

 

 

 

 

Para o tratamento da sinusite, primeiro temos de detectar a causa correta (vírus, bactéria, alergia, etc.) e eliminá-la.

A seguir afastar os sintomas por ela provocados e dar condições de uma boa cicatrização. Esta cicatrização leva algumas semanas, às vezes até poucos meses.

A sinusite é muito rara, ou mesmo não existe, em crianças muito pequenas, e vai ficando mais freqüente à medida que a criança cresce. É muito comum durante uma gripe e podemos dizer que quase todas as pessoas têm sinusite durante uma gripe.

Finalizando

 

 

 

Uma coisa que temos de chamar a atenção é para o fato de que uma vez que a pessoa teve sinusite em certa ocasião não significa que terá sinusite sempre, para o resto da vida.

Nos dias de hoje a sinusite é uma doença curável com tratamento clínico na grande maioria das vezes e raramente temos de operar.

 

 

Atenção!

Esse texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um ou vários profissionais e não se caracteriza como sendo um atendimento.

 

Topo
Todos os direitos reservados © Clínica Lucano de Medicina Integrada