LUCANO era grego, nascido em Antioquia (provavelmente atual Antaquia, na Turquia), cidade erguida à margem esquerda do Rio Orontes, a primeira cidade-Rainha, capital do Império Romano do Oriente.
Estudou medicina na Antioquia, além disso, era pintor, músico e historiador, e tinha perfeito domínio do idioma grego.
Lucano não conheceu Jesus, mas sabia da existência Dele, pois como médico fazia curas que ele mesmo considera “milagres”, mesmo antes da sua conversão ao cristianismo.
Estudou muito a vida de Jesus; nas suas “entrevistas” conheceu bem a Virgem Maria e acredita-se que ele teria pintado vários quadros dela, em especial a tela conhecida como “Nossa Senhora do Perpétuo Socorro”.
Mudou-se para a Grécia em 66 d.C., e veio a falecer com a idade de 84 anos.
Foi canonizado como SAINT LUKE, ou São Lucas, e é o patrono dos médicos, sendo 18 de outubro o Dia dos Médicos.
O lambda usado como logotipo da Clínica Lucano de Medicina Integrada é a 11ª letra do alfabeto grego e corresponde à letra ele (l) do alfabeto português
A Clínica Lucano de Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia começa a sua história no ano de 1976, com atendimento numa única sala no interior do Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux (Hospital Azambuja), exclusivamente na especialidade de otorrinolaringologia.
Com o passar do tempo, com o advento de novas tecnologias e com a evolução da otorrinolaringologiaparalelamente à fonoaudiologia os serviços prestados à comunidade evoluíram acentuadamente e hoje os clientes dispõem de serviços de ponta com tecnologia de última geração, tanto na área de otorrinolaringologia quanto de fonoaudiologia.
A Clínica Lucano oferece serviçosrelacionados a doenças de ouvido, nariz, garganta e labirinto, bem como terapia fonoaudiológica,indicação de aparelhos de surdez, audiologia ocupacional e, brevemente, um laboratório de voz.