• Inicial
  • Otorrino e Fono
  • Sobre
  • Otorrinolaringologista
  • Fonoaudióloga
  • Serviços
  • RH
  • Dicas
  • Artigos
  • Curiosidades
  • Minha Cozinha
  • Contato

 

Clínica Lucano

Unidade Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia

Brusque - SC

  

Aguarde... Clínica Lucano

Otorrino e Fono - Serviços

Aqui você encontra os serviços de diagnóstico e de tratamento realizados na nossa clínica.

Adenóide - Tratamento clínico e cirúrgico de adenóide e outros tipos de doenças do nariz.

Amígdala e outras cirurgias da boca e da faringe - Cirurgia da amígdala (geralmente associada à da adenóide). Amígdalas e adenóides. Veja em Artigos.

Aparelho de Amplificação Sonora Individual (Aparelho de Surdez) - É aparelho utilizado para melhorar a audição de pessoas com surdez que não podem ser tratadas com medicamentos ou que não podem ou não querem ser operadas. Os aparelhos atuais, da era digital, têm o seu tamanho bem reduzido e a qualidade do som muito melhor do que os aparelhos anteriores. Antes de usar um aparelho de surdez há necessidade de um perfeito diagnóstico do tipo de surdez bem como do grau do aparelho. Veja maiores detalhes em Aparelho de Surdez.

Audiologia Clínica (adulto e infantil) - Exame destinado a medir o grau de surdez e auxiliar no tipo de doença que está provocando esta surdez. O exame de audiometria pode ser realizado em qualquer idade em que seja possível a colaboração do paciente. São realizados os exames: Audiometria Tonal Liminar, Audiometria Condicionada e Teste de Suzuki e Ogiba. Veja maiores detalhes em Criança Surda.

Audiômetro, equipamento utilizado para a determinação do grau de surdez. Audiologia Ocupacional - É a audiometria voltada às doenças profissionais relacionadas com o ruído. O exame é dirigido para a pesquisa das lesões provocadas pela exposição ao ruído (altos níveis de pressão sonora). O primeiro exame a ser realizado é a audiometria, mas quando há alterações há necessidade de outras provas diagnósticas para um perfeito esclarecimento da causa da doenca.

BERA, equipamento computadorizado destinado a identificar o local de uma lesão auditiva.

BERA - É um exame destinado a avaliar as vias auditivas centrais, isto é, o nervo que faz a comunicação entre a orelha e océrebro. São doenças que podem causar perda auditiva ezumbido, como infecções e tumores. É um exame computadorizado, que pode ser feito em pacientes desderecém nascidos, totalmente acordados, sob sedação ousob anestesia geral. Veja maiores detalhes na sessão de Artigos, o item BERA.

 

Cirurgia do ronco - Fazemos uma avaliação detalhada da causa do ronco e da apnéia do sono com escolha do procedimento mais indicado para cada caso. Ronco e Apnéia do sono. Veja em Artigos.

Cirurgia funcional e cirurgia estética do nariz - São realizadas as cirurgias do nariz, tanto do ponto de vista da função quanto da estética (rinoplastia). Septoplastia, cirurgia de pólipos, de conchas nasais (antigamente chamadas ‘cornetos’); cirurgia da sinusite (hoje em dia pouco freqüente, pois os tratamentos clínicos são muito mais eficazes), tumores de nariz, adenóide, são realizadas com equipamentos de última geração.

Cirurgia microscópica da laringe - Entre os exames do nariz, faringe e laringe, estão os que são feitos por vídeo-endoscopia,rígida ou flexível, e o principal deles é a Vídeo-Estroboscopia.
Os diagnósticos são mais precisos, os tratamentos mais eficazes e quando há necessidade de cirurgia da laringe esta é feita através de microscópio, o que aumenta o percentual de sucesso. O tratamento das doenças da laringe vão desde as condutas medicamentosas, a fonoterapia, até a fonocirurgia, uma cirurgia normalmente feita com microscópio cirúrgico e que tem indicações precisas e resultados excelentes

Cirugia microscópica do ouvido - A maioria das doenças do ouvido externo e do ouvido médio é passível de tratamento clínico, com vários tipos de medicamentos. Mas há casos nos quais a necessidade de cirurgia é imperiosa. Infecções mais graves, tumores e alguns tipos de surdez necessitam de tratamento cirúrgico. As cirurgias de ouvido são realizadas com microinstrumentos e com auxílio de microscópio cirúrgico.

 

Vídeo-Estroboscópico digital utilizado para o exame.Estroboscopia - A Vídeo-Estroboscopia da Laringe é um exame que realizamos através de tecnologia de última geração para análise detalhada da laringe. É indicado em todos os tipos de doenças da faringe e laringe, mas a sua grande utilidade está no detalhamento preciso dos movimentos das pregas vocais (cordas vocais), pois a luz estroboscópica permite a visualização em “câmera lenta” mostrando detalhes de essenciais para o diagnóstico preciso. Para maiores detalhes veja o Artigo Vídeo-Estroboscopia. Veja também a citação Vídeo-Estroboscopia, no final desta página.

Fonoterapia - É um recurso útil que deve ser recomendado para todos os pacientes com dificuldades nas formas sustentadas da voz, isto é, que não falam corretamente as palavras. Após a avaliação do otorrinolaringologista os pacientes são encaminhados para a fonoaudióloga que indica e realiza a fonoterapia mais adequada para cada caso (veja "Artigos: Vídeo-Estroboscopia"). Veja também LSVT, abaixo.

Imitanciômetro - é o equipamento utilizado na medição da pressão e da mobilidade das estruturas da orelha média.

Imitanciometria - Avalia a posição do tímpano e dos ossículos do ouvido (martelo, bigorna e estribo) bem como o funcionamento da tuba audiviva (um canal que liga o ouvido à garganta).

 

LSVT - Lee Silvermann Voice Treatment(*) - Em breve! É um tipo especial de Fonoterapia, indicado, entre outras coisas, para pessoas que sofrem do Mal de Parkinson, seqüelas de AVC (derrame cerebral) e, em geral, para aquelas pessoas que têm a “voz fraca” e dificuldade para falar ou para engolir. (*)Marca Registrada.

 

Otoemissões Acústicas - Este exame analisa especificamente a cóclea, que é a zona de transição entre a orelha e o nervo auditivo. É o primeiro exame realizado em recém-nascidos para detectar doenças relacionadas à audição, mas é usado para muitos outros tipos de doenças. O exame pode ser realizado em qualquer idade, desde que haja uma suspeita de lesão coclear.

 

Processamento Auditivo - Em breve! É um conjunto de habilidades específicas das quais o indivíduo depende para interpretar o que ouve. Estas habilidades são desenvolvidas nos centros auditivos localizados no tronco encefálico e no cérebro. Em outras palavras, o indivíduo pode escutar mas não tem a capacidade de analisar o que escutou.
Muitas vezes pode ser aquela pessoa que “está longe”, ou que "parece que está desligada", parece que nem está escutando. Na verdade escuta, mas está tentando compreender o que foi dito. O distúrbio do processamento auditivo causa sério dano no aprendizado.

Reabilitação do Labirinto - A reabilitação do labirinto, ou reabilitação vestibular, consiste em uma terapia não invasiva e segura que busca a recuperação do equilíbrio corporal em várias situações. O paciente realiza exercícios específicos, de acordo com o tipo de labirintite, com o intuito de restabelecer o equilíbrio e eliminar a tontura por meio de movimentos repetidos e disciplinados dos olhos, da cabeça e do corpo, reajustando as relações entre os sinais visuais, as sensações táteis e as labirínticas. O tratamento, inicialmente, é aplicado por especialista em consultório, uma vez por semana. Após orientações o paciente inicia um programa de exercícios em casa. O objetivo principal da reabilitação vestibular é o retorno do paciente às atividades diárias e a recuperação da auto-estima e confiança. Para maiores detalhes veja em "Artigos" o item Reabilitação do Labirinto.

Unidade de Vídeo-Endoscopia. Faz-se a endoscopia do nariz e da garganta, até o nível das pregas vocais.

 

Vídeo-Estroboscopia, Vídeo-Laringoscopia e Vídeo-Nasofaringoscopia - Entre os exames do nariz, faringe e laringe, estão os que são feitos por vídeo-endoscopia, rígida ou flexível, e o principal deles, em relação às pregas vocais, é a Vídeo-Estroboscopia.
Os diagnósticos são mais precisos, os tratamentos mais eficazes e quando há necessidade de cirurgia da laringe esta é feita através de microscópio, o que aumenta o percentual de sucesso. Para maiores detalhes veja na sessão de Artigos o item Estroboscopia.


Topo
Todos os direitos reservados © Clínica Lucano de Medicina Integrada